Dez Meios de Fazer Mérito
Uma
compilação das fontes Pali por Mahinda Wijesinghe sob a orientação e instruções
do Venerável Ñānadassana
Tradução
Davi
Coêlho
Introdução
Se alguém desejar fazer mérito
Que deixe este fazer vez após vez
E direcionar o seu coração a se deleitar
nisto,
Pois felicidade
é o acúmulo de mérito.
--
Dhammapada, v. 118
O desejo geral de todos os seres durante sua
vida é escapar de experiências indesejáveis e dolorosas e procurar por
circunstâncias que deem origem à felicidade. Muitas pessoas ignorantes do
verdadeiro modo de adquirir a felicidade genuína procuram por ela apenas nos
ciclos de prazeres sensuais. Isso trás felicidade apenas em curto prazo – no
melhor dos casos – tendo o sofrimento surgir em seguida mais cedo do que tarde.
Indulgência não trará felicidade e nem a abstinência. Mas a felicidade está
disponível para a pessoa que faz esforço com mérito (puñña) como o catalisador.
Abrangendo toda excelência humana, qualquer
deleito nos mundos celestiais, até mesmo a excelência de Nibbāna, tudo isso é
alcançado apenas através do mérito.
Mérito, o Buda declarou, é algo que nem fogo
nem mesmo terremotos podem destruir, nem mesmo as águas inundar seus efeitos.
Ladrões não podem roubá-lo nem o Estado retirá-lo de você por impostos. Em
outras palavras, mérito é indestrutível por vias externas.
Um tesouro de mérito adquirido pode
satisfazer todos os desejos de deuses e homens, não importa o que eles
desejarem ter.
Mérito ou puñña (em Pali) é aquilo que
purifica e limpa a mente. Mérito tem o poder de purificar a mente da ganância,
ódio e ilusão. Portanto, mérito pode ser visto como aquelas ações que aprimoram
a qualidade da mente. Mérito tende a aumentar ou levantar o nível em que a
mente geralmente se encontra corriqueiramente, refinando-a e purificando-a de
máculas mentais mais grosseiras. É o acúmulo de mérito que assegura a todos
levarem uma vida balanceada e harmônica. Outro fruto do mérito é que “mérito
abre portas onde quer que seja”. O homem meritório geralmente encontra o seu
caminho desobstruído. Qualquer tarefa a que se proponha realizar, ele é capaz
de trazê-la a sua conclusão de forma bem sucedida. O mérito lubrifica seu
progresso. E o poder do mérito pode ser experimentado nesta mesma vida e/ou na
próxima. Portanto, verdadeiramente o Buda dizia:
“Aqui ele está
feliz, na próxima vida ele está feliz.
O homem de
mérito encontra-se feliz em ambos os mundos.
Reconhecendo,
“Eu fiz o bem,” ele se alegra.
Ainda mais
alegre ele está quando chega aos domínios celestiais.”
Os 10 Meios de Fazer Mérito
Então,
como é que adquirimos mérito? Há dez meios de se adquirir mérito chamado dasa-puñña-kiriya-vatthu.
Estes são:
1)
Doar
ou presentear, generosidade (Dāna-mayaŋ
puñña-kiriya-vatthu)
2)
Conduta
moral ou virtude (Sīla-mayaŋ puñña-kiriya-vatthu)
3)
Meditação
ou desenvolvimento mental (Bhāvana-maya puñña-kiriya-vatthu)
4)
Respeito
ou reverência (Apaciti-sahagataŋ)
5)
Serviço
prestado para ajudar outros (Veyyāvacca-sahagataŋ)
6)
Transferência
de mérito (Pattānuppadānaŋ)
7)
Alegrar-se
no mérito de outros (Abbhanumodanaŋ)
8)
Explicando
ou ensinando o Dhamma (Desana-mayaŋ)
9)
Escutando
o Dhamma (Savana-mayaŋ)
10)
Corrigindo o modo de ver o mundo, nosso ponto
de vista, de acordo com a verdade (Diññhijjukammaŋ puñña-kiriya-vatthu)
1 – Doar ou Generosidade (DĀNA)
É
a pratica mais básica na geração de mérito. O ato de dar presentes materiais
inclui comida para os famintos, remédio aos doentes, e assim por diante. Doar ou
presentear é altamente exaltado pelo Buda, pois é uma virtude fundamental e
ajuda a reduzir a ganância, o construtor do sofrimento, conforme ele identificou
esta mácula mental.
Seja lá o que for necessário para a vida de
alguém que está necessitado e seja lá quem suplemente isso, esta pessoa é considerada alguém
que dá presentes materiais. A comunidade leiga presenteia os monges com quatro
tipos de presentes materiais. Estes são: vestes, comida, abrigo e remédio.
Portanto estes acumulam uma grande quantia de mérito. Um doador de comida, por
exemplo, concede cinco bênçãos ao recebedor: vida longa, beleza, felicidade,
força, e inteligência. Como resultado disso, vida longa, beleza, felicidade,
força e inteligência serão a sua porção desta ação. Fora isso, ele ainda
acumula mais cinco bênçãos: a afeição de muitos, nobres amizades, boa
reputação, autoconfiança, e um renascimento nos domínios celestiais.
Assim como em outras boas ou más ações, ao
doar, é a intenção (cetanā) que conta como a ação, e não tanto o ato exterior
em si. Aqui, a boa intenção (kusala-cetanā) que surge no doador durante as três
ocasiões é: (a) a produção do presente antes de dá-lo, (b) dando o presente, e
(c) relembrando com um coração alegre o ato após o presente ter sido dado, é o
modo como o mérito ao doar funciona.
2 – Conduta
Moral ou Virtude (SĪLA)
Conduta
moral é a base para toda a prática do Nobre Caminho Óctuplo, e com isso o
primeiro dos três tipos de Treinamento (sikkhā), isto é, moralidade,
concentração e sabedoria.
Ao observar os cinco ou oito etc. preceitos
morais, o indivíduo adquire muito mérito. Conduzindo uma vida virtuosa, o ser
experimenta uma vida feliz e satisfatória no aqui e no além. Virtude o faz ser
destemido, pois sua consciência não o acusa de erros nem em relação a si mesmo
e nem a outros. Este não sente remorso, culpa ou vergonha alguma; ao contrário, este sente alegria, benção, calma e felicidade; consegue atingir o estado de
concentração, o conhecimento das coisas tal como elas realmente são (insight),
e assim por diante.
Basicamente, todas as ações morais são
classificadas em ações de corpo, linguagem e mente. Abstinência em matança, roubo e
conduta sexual errada constituem ações corporais moral. Ação verbal moral é a
próxima, dividida em quatro categorias: abstinência de mentir, usar linguagem
grosseira, linguagem divisionista, e fofoca ou conversa inútil.
Por último, ação mental moral é a
abstinência da cobiça, raiva ou má-vontade e crenças ou pontos de vistas
falsos. Sem sīla ou conduta moral, o progresso que alguém possa esperar na
esfera espiritual será definitivamente limitado.
Sīla ou conduta moral, é claramente, em
todos os casos, a restrição intencional de má ações. Vergonha (hiri) e medo de
fazer o mal (ottappa) sãos suas causas mais próximas. Pois quando elas existem,
a conduta moral surge e persiste; e quando elas não existem, a conduta moral
nem surge e nem persiste.
Especificamente falando, há dois tipos de sīla:
mundana e supramundana. Toda conduta moral sujeita a uma mente ainda com
máculas mentais é mundana. Este tipo de conduta trás o melhoramento em vidas
futuras e é um pré-requisito para a escapatória de todo sofrimento samsárico. A
conduta moral que não está sujeita a uma mente com máculas mentais é
supramundana. Ela nos leva diretamente a escapatória de todo sofrimento
samsárico.
Novamente, a boa intenção que surge no
coração de quem adere aos preceitos e os observa é o modo de gerar mérito em
conduta moral ou virtude.
3 – Meditação ou
Desenvolvimento Mental (BHĀVANA)
Este é um dos campos mais férteis para fazer
mérito. Há dois tipos de meditação, estas são Tranquilidade (samatha), isto é,
concentração (samādhi), e Insight (vipassana), isto é, sabedoria (pañña). Pode-se
desenvolver a Tranquilidade primeiramente e depois o Insight, ou fazer uso da
atenção plena aplicada a partir do qual o Insight também floresce.
Ambos os tipos tem, como o seu objetivo, a
experiência do Insight e o crescimento da sabedoria. Meditamos para acalmar as
máculas mentais mais grosseiras e desenvolver a mente de tal modo que adquira
sabedoria verdadeira, o que não é o resultado de apenas a aprendizagem através
de livros. É a sabedoria através do qual a compreensão de Nibbāna é possível.
Se no mínimo, por exemplo, alguém meditar
sobre sua virtude ou sua generosidade, nesta ocasião a mente não estará obstruída
por cobiça, ódio ou ilusão; sua mente adquire retidão. Portanto, quando alguém
consegue suprimir seus empecilhos mentais (nīvarana), os fatores mentais para
dar origem à absorção (jhāna) surgem e este pode atingir até o estado de
concentração de acesso (upacāra-samādhi). Este experimenta muita felicidade e
alegria. E se este não conseguir penetrar em um estado de concentração mais
profundo, pelo menos estará direcionado a um destino feliz.
Tranquilidade ou concentração concede,
portanto, três bênçãos: um renascimento favorável, uma vida presente feliz e
satisfatória e pureza mental que é a pré-condição para o Insight pelo fato de
ter purificado a mente dos empecilhos mentais para progresso espiritual;
enquanto que o Insight produz os quatro estágios supramundanos e libertação
mental para que o ser possa enxergar as coisas de acordo com a realidade. Como
o Buda disse:
“Aquele que está
mentalmente concentrado, vê as coisas de acordo com a realidade.”
A boa intenção que surge no coração de quem
medita, por exemplo, sobre a respiração ou sobre uma Kasina (objeto de foco)
etc. e atinge o estado de jhāna pelo caminho da Tranquilidade, ou a boa
intenção de alguém que medita sobre a base dos seis sentidos (olho, orelha, língua,
nariz, corpo e mente) e outros objetos sensuais como sendo impermanentes (anicca),
insatisfatórios (dukkha) e como não sendo o “eu” (anatta) pelo caminho do
Insight – todas essas intenções ou atividades volitivas são meios de se fazer
mérito através da meditação.
4 – Respeito ou Reverência (APACITI)
Respeito como uma forma de fazer mérito deve
ser compreendido em tais atos como levantar-se de seu assento para alguém mais
velho, honrando sua mãe, pai, irmão ou irmã mais velho, ou uma pessoa mais
anciã, levando suas bagagens ou pertences, cumprimentando-os, ajudando quando
preciso, e assim por diante. Ou em geral, apenas respeitando os sentimentos,
privilégios, propriedade e vida dos outros; levando-os em consideração com
respeito, apreço e honra; evitar a degradação, insulto ou interrompê-los;
restringir em ofender, corromper ou tentá-los a fazer o mal. Infelizmente, a
geração dos dias contemporâneos carece desse respeito ou reverência.
De acordo com o Venerável Nāgasena, em sua
obra Milindapañha, há doze pessoas
que não respeitam ou demonstram reverência a outros: uma pessoa lasciva por
causa do seu desejo sexual; uma pessoa odiosa por causa de sua raiva, uma
pessoa confusa por causa de sua confusão, uma pessoa arrogante por causa de seu
orgulho, uma pessoa carente de qualidades especiais por causa de sua falta de
discernimento, uma pessoa obstinada por causa de falta de docilidade, uma
pessoa de mente baixa por causa da baixeza de sua mente, um homem mal por causa
de seu egoísmo, um aflito por causa de sua aflição, um ganancioso por ser
consumido pela ganância, e um homem de negócios por causa de muitas vezes colocar
o lucro em primeiro lugar.
Está claro que, em contraste com os tipos de
pessoas descrito acima, o homem reverente e respeitoso desenvolve sua mente (e,
portanto, acumula mérito), pois pela sua atitude ele corta a mácula do orgulho
e troca pela sábia conduta da humildade. Respeitando anciãos e o Sangha são claros
exemplos deste aspecto.
Novamente, a boa intenção que surge no
coração de alguém que demonstra respeito ou reverência é um modo de se fazer
mérito respeitando outros.
5 – Prestando
Serviço ao Ajudar Outros (VEYYĀVACA)
Este
é o próximo meio de se fazer mérito. Por ser capaz de voluntariamente servir as
necessidades de nossos irmãos com compaixão, ganhamos mérito. Serviço como um
meio de fazer mérito deve ser reconhecido em ações onde cumprimos os nossos
deveres em relação ao nosso próximo. Por exemplo, ao pegarmos a tigela de um
monge, lavá-la e enchê-la com alimento e presentea-lo com ela, é um dos deveres
de todo seguidor leigo do Buda.
6 – Transferência de Mérito (PATTĀNUPPADĀNA)
Transferindo
o mérito adquirido como um meio de gerar mais mérito deve ser compreendido no
caso em que alguém faz uma ação meritória e transfere seu mérito acumulado da
seguinte maneira: “Que este mérito sirva/beneficie tal e tal pessoa!” ou então
ao radiar o pensamento, “Que este mérito seja compartilhado com todos os seres!”.
Agora, haverá uma perda de mérito para
aquele que o transfere? Não. Assim como alguém que acende uma vela e com sua
luz acende outras mil velas, não pode ser dito que a chama da vela original se
extinguiu. Ao contrário, a luz de sua vela original sendo uma com a luz das mil
velas cresce deste modo imensamente. Da mesma forma, não há a diminuição de
mérito para aquele que o transfere; ao contrário, há apenas um aumento.
Sobre esta categoria, se enquadraria também
a transferência de mérito para os falecidos. Assim, o Buda declarou que um dos
deveres dos filhos para com seus pais era a transferência de mérito para eles.
7 – Alegrando-se no Mérito de Outros (ABBHANUMODANA)
Regozijar
no mérito feito por outros como uma forma de produzir mérito deve ser entendido
como alegrar-se com as palavras, “Muito bem, bem feito (sādhu)”, quando, por exemplo,
outros compartilham o seu mérito conosco, ou quando outros fazem ações
meritórias. Esta forma de fazer mérito também se enquadra em um dos quatro
sentimentos divinos (alegria altruísta ou alegria por simpatizar com os bem
feitios dos outros).
8 – Explicando ou Ensinando o Dhamma (DESANA)
Se
alguém explicar ou ensinar o Dhamma partindo do desejo, “Fazendo assim, serei
reconhecido pelos outros como um pregador do Dhamma”, para ganhar honra e
status, esta forma de ensinar o Dhamma não resulta em muito fruto ou mérito.
Mas, se agluém se propõe em explicar com o propósito dele mesmo poder alcançar
o fim do sofrimento, e assim ensina a outros o Dhamma no qual ele é
proficiente, então esta boa intenção é o meio de se fazer mérito corretamente
ensinando o Dhamma.
Vale ressaltar que o Buda dizia que o maior
presente de todos é “um presente do Dhamma”. Em outras palavras, se alguém puder
despertar a visão do Dhamma em outros, pela explicação e ensino, então este é o
maior e mais exaltado presente de todos.
De fato, o Buda disse que mesmo se alguém
desse assistência a seus pais carregando estes em suas costas por toda sua
vida, ainda sim este não seria capaz de pagar de volta o débito que ele tem com
seus pais. O único meio de retribuir em integra é estabelecê-los no Dhamma. Até
mesmo o Arahant Sāriputta, antes de ter atingido Parinibbāna (Nibbāna final),
retornou a sua casa e ensinou sua mãe e a ajudou a atingir Nibbāna.
Um indivíduo pode prover os monges do Buda
com todos os quatro requisitos de vestimenta, alimento, abrigo e remédio da
melhor forma possível, ou doar para pessoas todos os bens materiais que puder.
Mas poder abrir a visão de outro sobre o Dhamma com apenas uma estrofe é dito
ser o melhor e maior presente de todos.
Portanto, o presente do Dhamma significa
ensiná-lo e explicá-lo a outros, desviar outros seres do caminho errado e conduzi-los
ao caminho correto, introduzir o que é moral, organizar discussões sobre o
Dhamma, escrever ou imprimir livros a respeito, etc.
9
– Ouvir ao Dhamma (SAVANA)
Se
alguém ouvir ao Dhamma pensando, “Fazendo assim, outros me reconhecerão como ‘piedoso’”,
este não é um bom meio de fazer mérito. Se, por outro lado, alguém ouvir ao
Dhamma desejando seu bem estar e o bem estar de outros, pensando, “Desta forma,
haverá muito benefício para mim”, esta boa intenção é o meio de gerar mérito
dando ouvidos ao Dhamma.
10 – Corrigindo
ou Ajustando o Nosso Ponto de Vista (DITTHIJJU-KAMMA)
A
intenção de corrigir o nosso ponto de vista ou modo de enxergar as coisas é o
modo de gerar mérito através do entendimento correto. Entendimento correto é,
de fato, a verdadeira característica ou fator de todos os outros nove meios de
gerar mérito. Pois através dele há muito benefício em fazer qualquer tipo de
ação meritória. Qualquer coisa que um fizer, será de grande fruto, apenas se o
ponto de vista estiver correto, e não o contrário. É por isso que o Buda disse:
“Não há outra
coisa da qual esteja ciente, a não ser o entendimento correto, que seja um
fator por onde boas ações que ainda não surgiram surjam, e boas ações que já
surgiram crescem e se desenvolvem a seu máximo.”
De
acordo com o Buda há dois tipos de entendimento correto: mundano e
supramundano. O entendimento de que é bom doar esmolas e fazer oferendas, que ambas
boas e más ações produzem frutos e serão seguidas de consequências, isto é o
entendimento correto mundano; apesar de ainda estar sujeito ás máculas mentais,
resulta em grande frutos e trás bom resultados. Mas seja lá qual quantia de
sabedoria esteja presente em alguém, com penetração e entendimento correto
combinado com outros fatores do nobre caminho óctuplo, isto é chamado de entendimento
correto supramundano (lokuttara sammā-diññhi).
Nota:
Nos Suttas (escrituras), há apenas ‘três
meios de gerar mérito’ expressos de forma explícita pelo Buda, sendo, 1)
generosidade, 2) conduta moral, 3) meditação. Os outros sete meios também são
mencionados nos Suttas, mas não explicitamente. Um exemplo segue da seguinte
estrofe encontrada no Anguttara- nikāya:
“Quando
presentes são dados a pessoas
Nobres,
justas e equilibradas,
O
mérito adquirido é desta forma, puro
E abundante.
E
aqueles que regozijam nisto (exclamando, ‘Bem feito!’)
Ou
prestam serviço na produção deste mérito,
Estes
também recebem aquele mérito,
E
seu mérito não é de forma alguma menor.”
Portanto,
os sete outro meios de gerar mérito, tal como “regozijar no mérito de outros” (abbhanumodana)
ou prestar serviços (veyyāvacca) etc., deve ser entendido como inclusos nos
três meios mencionados acima. Eles são judiciosamente enfatizados pelos
comentários desta forma:
1.
Ao
doar, está incluso: transferência de mérito, e regozijar no mérito de outros.
2.
Ao
adotar uma conduta moral, está incluso: reverência e serviço.
3.
Ao
meditar, está incluso: explicar o Dhamma e escutar o Dhamma.
Corrigir
o nosso ponto de vista, contudo, está incluso em todos os três. Portanto, os
meios de gerar mérito são em suma três e em detalhe, dez.
Assim,
aconselha o Buda:
“Deixe,
portanto, que todo homem treine em gerar mérito que resulta em felicidade em
longo prazo. Que ele cultive a prática da generosidade, conduta moral e uma
mente de amor. Por cultivar estas qualidades o homem sábio alcança despreocupadamente
estados de felicidade. Portanto, não tema fazer mérito. Gerar mérito é algo que
conduz a felicidade, aquilo que é desejável, prazeroso, querido e amável.”
O texto original disponível no endereço: http://www.beyondthenet.net/thedway/nyanadassana-ebooks/ten%20ways%20of%20making%20merit.pdf
Muito obrigado pela tradução, que todos nós possamos fazer muitos méritos.
ResponderExcluirObrigado Luciano, e sim, que cada um de nós possamos aproveitar bem esta nossa vida com seres humanos e não desperdiçá-la.
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