A
Essência do Mérito
Por
Ajaan
Lee Dhammadharo
Traduzido
do Tailandês por Thanissaro Bhikkhu
Tradução
para o Português
Davi
Coêlho
Nota
Introdutória do Tradutor:
Algumas
das comparações e analogias feitas pelo Mestre Ajaan Lee não devem ser
entendidas como algo que realmente acontecem no mundo real (como a analogia do
diamante), mas apenas deve ser levado em consideração seu caráter funcional –
se explica bem o que ele quer dizer, então é uma analogia válida.
...
“Todos os fenômenos são
precedidos pela mente, comandados pela mente, feitos pela mente. Se falas ou
ages com uma mente pura, então a felicidade lhe segue, como uma sombra que
nunca deixa seu lado.”
---
Dhammapada, v. 2.
Mérito é a intenção que
surge no coração começando com seu primeiro pensamento em fazer o bem. Por exemplo,
hoje você decidiu que queria vim até o mosteiro. Este pensamento, por si só,
era mérito surgindo na mente. Então você veio até o mosteiro, recebeu os
preceitos, e ouviu a um sermão em linha com sua intenção original. Deste modo,
sua intenção original foi bem sucedida em produzir mais mérito ainda em linha
com seus objetivos. Mas se pensar em querer ir ao mosteiro para receber os
preceitos e ouvir o Dhamma, mas alguém surge em seu caminho para se colocar
contra ou lhe critica de um modo que estraga o seu bom humor, o mérito em sua
mente – a intenção original – desaparece. Mesmo se outra pessoa lhe convidar
para ir ao mosteiro com este, você irá contra sua vontade e sentará aqui como
uma toco de madeira morto, sem mérito algum surgir em sua mente. Isso é porque
a essência do mérito em sua mente já morreu.
As coisas meritórias
que você faz não são a essência do mérito. Por exemplo, dar doações, observar
os preceitos, ouvir aos sermões, ou meditar não são a essência do mérito. Mesmo
assim, temos que continuar fazendo estas coisas para que nosso velho mérito
possa crescer gordo e saudável ao invés de murchar e morrer. Por este motivo,
quando em sua mente você resolver fazer algo bom, apresse-se e faça logo.
Quando quiser fazer uma doação, vá em frente e dê uma doação. Quando quiser
observar os preceitos, vá em frente e observe-os. Quando quiser ouvir ao
Dhamma, escute ao Dhamma. Quando quiser meditar, medite. Deste modo, os
resultados de suas ações crescerão cheios e completos em todos os três
períodos. Em outras palavras, sua mente se sentirá feliz, alegre e satisfeita
em seu mérito quando você pensar em fazê-lo, enquanto você estiver fazendo, e
depois que estiver feito...
A intenção de fazer o
bem – o primeiro estágio em sua bondade – é a essência do mérito. É como
plantar uma árvore. Quando você dá uma doação, é como colocar fertilizante em
volta da árvore. Quando você observa os preceitos, é como catar minhocas e
lagartas que comerão as flores e folhas. E quando medita, é como aguar a árvore
com água limpa, clara e fresca. Deste modo, é certo que sua árvore continuará
crescendo até que produza folhagem e fruto que poderá comer para seu desfrute
em termos com seu objetivo inicial. Se for uma árvore que dê flores, as flores
crescerão brilhosas e coloridas, com grandes pétalas e uma fragrância
refrescante. Se for uma árvore que dê frutos, os frutos serão abundantes,
grandes e doces. É assim que generosidade, virtude e meditação são meios para
desenvolver o mérito de sua intenção original.
Mas se seu coração está
de mau humor, então não se beneficiará muito ao fazer mérito ou dar doações. É
como colocar fertilizante em uma árvore que já está quase morta. Mesmo se tudo
o que você quiser for uma mísera pinha da árvore, não será capaz de receber o
que quer, porque o fertilizante que deu à árvore foi usado para nutrir a grama
e ervas que crescem na base da árvore e não fez nada para a pinha que você
quis. Do mesmo modo, se você apenas fizer as ações exteriores e mecânicas, seu
objetivo inicial – abandonar a ganância, aversão e ilusão – não dará frutos. O
ato externo de generosidade é só o fertilizante do mérito. Quando a essência do
mérito morreu, não há como você comer o fertilizante, pois não é nada além de
podridão – esterco de vaca e galinha. Como espera que algo podre como isso te
ajude? Mesmo assim, estará em uma posição melhor em
relação a outros que nem mesmo fertilizam sua terra – isto é, pessoas que não
desenvolveram virtude, concentração e discernimento – pois no mínimo você
poderá fazer uso da grama e ervas que cresceram em volta do fertilizante em uma
sopa ou salada.
Portanto,
sempre que fizer algo, certifique-se se a essência do mérito está em seu
coração ou não. Algumas pessoas fazem mérito quando seus corações estão em um
mau estado. Eles são como um arroz doce papa assado no bambu, onde o arroz que
está no topo é macio e bem cozinhado, mas o arroz que está em baixo está cru ou
queimado. Quando este é o caso, não há como você comer, pois ele não está
inteiramente bom. As pessoas em geral agem em modos que não está alinhado com
os objetivos em suas mentes. Algumas pessoas fazem doações, mas seus corações
estão cheios de mesquinhez, quando, por exemplo, eles dão um presente querendo
algo em troca. Algumas pessoas doam um pouco de dinheiro esperando ficarem
ricas por causa do seu bom karma. Algumas pessoas observam os preceitos, mas
seus corações ainda estão cheios de raiva, inveja ou ódio direcionados a esta
ou aquela pessoa. Algumas pessoas meditam porque querem ser belas e bem
esculpidas em seu próximo renascimento, ou porque querem se tornar devas nos
domínios celestiais. Outras pessoas querem isto ou aquilo – sempre querendo
algo em troca. Este tipo de mérito ainda está longe da verdade.
O Buda
nos ensinou a sermos generosos simplesmente para eliminar a ganância, a
observamos os preceitos para eliminarmos raiva, e para meditarmos para remover
a ilusão, e não para alimentarmos essas
máculas mentais. Algumas pessoas vêm aqui para meditar e sentar
completamente imóveis – seus olhos estão fechados, suas posturas eretas e
fixas, tudo no exterior está do jeito que deveria estar – mas suas mentes estão
por todo o canto: em seus plantios, seus campos; a mente de algumas pessoas
estão indo a procura de seus filhos e amigos, pensando sobre todo o tipo de
coisas. Suas mentes não estão juntas a seus corpos. Isso é chamado de uma mente
e um corpo que não estão alinhados um com o outro – como um arroz doce papa que
está cozinhado no topo, mas por baixo ainda está cru.
Se for
cuidadoso ao manter a essência do mérito em seu coração, então vá em frente e
faça toda a bondade que quiser. Não venha
ao mosteiro por trás do cadáver de seu mérito. Em outras palavras, se você
inicialmente queria vim ao mosteiro, mas alguém durante o seu percurso gritou contigo
para que no fim das contas você venha aqui em um mau humor agora contra a sua
vontade, este modo de fazer mérito não ajuda muito.
…
O motive pelo qual
precisamos treinar nossa mente para ser sólida e forte no Dhamma é porque é
certeza que mais cedo ou mais tarde enfrentaremos os três perigos do mundo: (1)
sofrimento, enfermidade, e pobreza; (2) morte; e (3) inimigos ou amigos tolos e
insensatos. Temos que nos preparar para que quando qualquer uma dessas coisas
apareça em nosso caminho, nossos corações estarão fortes o suficiente para
lidar com estes problemas com braveza e sem medo. Não importa de qual lado
essas coisas nos atacarem, sempre teremos uma estratégia para combatê-los de
todas as maneiras. É por isso que a benção diária diz, "Icchitam patthitam tumham khippameva
samijjhatu," que significa, “O que você quiser ou deseje, que
possa vim a se manifestar rapidamente.” Em outras palavras, quando a mente
estiver forte e poderosa, o que você pensar em fazer estará fadado a
suceder.
Se deixar seus pensamentos
iniciais de mérito morrer ou desaparecerem da mente antes de você fazer uma
doação, observar os preceitos ou meditar, os resultados de sua intenção
original não se desenvolverá, mas pelo menos, estará em uma posição melhor
daqueles que não fazem nada disso. O pensamento original do mérito é como uma
árvore. Se sua árvore não morre, então quanto mais fertilizante colocar, maior
ela crescerá e irá se expandir. Em outras palavras, suas ações serão amáveis e
quietas. O que suas mãos fizerem será mérito. Onde quer que seus pés pisem será
mérito. O que quer que sua boca pronuncie será mérito. O que quer que sua mente
pense será mérito. Seu corpo inteiro será mérito. Quando este for o caso, não
encontrará nada a não ser felicidade.
...
Virtude, em termos de seu
palavrear, consiste em aderir aos cinco, oito, dez ou duzentos e vinte sete
preceitos. Em termos de seu significado, consiste em pensar, falar ou agir em
termos que não machuque ninguém. Quando pensar, fará com uma mente de
boa-vontade. Quando falar, fará com uma mente de boa-vontade. Quando agir, fará
com uma mente de boa-vontade. Em termos de sua sensação, virtude é refrescante.
Por este motivo, o ato de aderir aos preceitos não é a essência da virtude; é
apenas um meio de fertilizar a virtude – nossa intenção original – para que
cresça grande e saudável.
A palavra em Pali para
virtude – sila – vem de sela, ou rocha, então quando você
desenvolve virtude tem que fazer seu coração largo como uma rocha enorme. Como
é uma rocha? É sólida, estável, e
fria. Mesmo que o sol a queime todo o dia, ou a chuva possa cair sobre ela a
noite toda, ela não treme ou se meche. Fora isso, ela mantém sua frieza por
dentro. Que tipo de frieza é esta? A frieza da braveza, reflexos ligeiros, e
circunspecção. Se estiver frio, tem de estar frio da virtude que vem dentro de
si. Tendo virtude em si é como uma fonte de água em sua casa. Quando uma casa
tem uma fonte de água do seu lado, como o fogo pode queimá-la? Quando tiver
este tipo de frieza protegendo seu coração, como raiva, ódio ou má vontade
poderá tomar conta dele?
Além do
mais, esta rocha de virtude mantém-se firme por dentro – ao contrário do fogo
das máculas mentais. É como uma chama fria que pode ser posta para todo tipo de
bom uso. Estes são alguns dos benefícios da virtude.
...
Quando
você pratica concentração, mas sua mente não está firmemente estabelecida em
mérito genuíno, Mara virá atrás de você com um grande sorriso em seu rosto. O
que isso significa é o Mara dos agregados: haverá sensações de dor pelo seu
corpo, suas percepções serão confusas, suas construções mentais (pensamentos)
pensarão em um milhão de coisas, sua consciência estará por todo o canto.
Quando isso acontecer, seu coração será esmagado e seu mérito apagado. Como um
arroz doce papa que não está cozinhado até o final: se comê-lo, terá
indigestão.
Quando
praticar concentração, terá de ter cuidado para não forçar ou “apertar” muito a
mente, mas ao mesmo tempo não pode deixá-la correr por todos os lados. Faça
força quando for preciso, e então relaxe-a quando for preciso. O importante é
manter o pensamento direcionado e avaliação em controle o tempo todo. Deste
modo, a mente ganha qualidade: ela não fará truques e nem irá se desviar do
caminho do bem. A natureza do bem é que às vezes coisas ruins irão vim de
mancinho, sem percebemos, do mesmo modo quando pessoas ricas roubarão.
Portanto, quando meditar, tenha cuidado para não cair em atenção plena ou
concentração errada.
Atenção
plena incorreta é quando a consciência se desvia das quatro bases de referência
– corpo, sensações, mente e qualidades mentais. Aqui, o corpo significa a
respiração, sensações são de conforto ou desconforto, a mente é a consciência
ciente do corpo, e a qualidade mental que queremos é a qualidade do presente.
Concentração
incorreta é quando se esquece ou não está ciente, como quando não está
ciente de como o corpo está se sentando, para onde a mente está vagando, ou
como ela volta. A mente carece de atenção plena e estado de alerta.
Mas
quando sua concentração está estabelecida, a mente crescerá mais e mais. E
quando a mente crescer, nada conseguirá atingir seu tamanho e destruir sua
bondade. Como as estrelas, a lua ou sol que brilham no céu: mesmo que nuvens
passem por eles de tempo em tempo, as nuvens não conseguem chegar a tocar na
luminosidade das estrelas, lua ou sol ou fazê-los escurecer.
...
Mértio
é um nobre tesouro. É a fonte de toda nossa riqueza interna. Quando ele surge
na mente, não deixe ninguém estragá-lo. Quando tiver uma fonte de riqueza como
esta, é como ter um diamante bruto, que é mil vezes melhor do que sua riqueza
em propriedade, gado ou empregados, pois estas coisas estão longe do seu
alcance e são difíceis de vigiar. Se tiver um diamante bruto, tudo que tem
fazer é colocá-lo em seda e mantê-lo protegido que ele crescerá por si só. Só
certifique-se que nada o corte ou que você vá polir ele. Se transformá-lo em um
diamante polido, mesmo que o mantenha guardado por cem anos, ele não crescerá.
Da
mesma forma, quando a concentração surgir na mente, deve vigia-la. Não deixe
que nenhum rótulo ou conceitos toque nela. Deste modo sua concentração se
desenvolverá passo a passo. Sua mente crescerá cada vez mais alta. Felicidade e
frescor virão ao seu encontro. Tudo a que você aspirar será bem sucedido, e
eventualmente você chegará a alcançar o caminho e fruto que levam diretamente à
Nibbana.
Texto original disponível em: http://www.accesstoinsight.org/lib/thai/lee/startsmall3.html#merit
Muito obrigado !!!
ResponderExcluirNa primeira leitura passei desleixadamente pelo texto, mas agora li com consideração, e esse texto é realmente importante, excelente !!! Entedi que a essencia do mérito e o mais importante é manter a boa intenção, a mente em um estado saudavel ao se realizar a ação meritoria, as boas intenções e a manutenção das boas intenções é o que é mais importante.
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